Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exemplos de mulheres que brilham no esporte do Amazonas

No Amazonas há atletas de destaque que independem desta e outras datas especiais.

Por Fábio Leite, SEMCOM
sábado, 7 de março de 2015
 
 
 

Exemplos de mulheres que brilham no esporte do Amazonas
Andrezza Façanha e Rafaela Barbosa. / Antônio Lima/Semjel e acervo pessoal das atletas

Neste domingo, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. No Amazonas há atletas de destaque que independem desta e outras datas especiais para receber as homenagens por suas conquistas. Exemplo são Andrezza Façanha, 30, e Rafaela Barbosa, 22, representantes das modalidades de jiu-jítsu e judô, respectivamente, e apoiadas pela Prefeitura de Manaus.

Faixa preta de Jiu-Jítsu, Andrezza é mulher do lutador de Ultimate Fighting Championship (UFC) Adriano Martins, 31, mãe de Maria Eduarda, de sete anos, e com mais de 15 anos dedicados às artes marciais. A atleta já foi campeã mundial de jiu-jítsu e conquistou por sete vezes o campeonato estadual da modalidade pela categoria Peso Pena.

Andrezza é formada em Fisioterapia e alia sua rotina de mãe e esposa com a atuação na área em que é formada, além de treinar e competir, esporadicamente, em campeonatos de artes marciais. Para a atleta, disputar se tornou um “hobby sério”. Atualmente, ela se prepara para disputar as seletivas do Abu Dhabi Combat Club (ADCC), no Rio de Janeiro (RJ), dia 12 de abril.

“Não é fácil, mas não é impossível manter essa rotina. Eu tento ser uma mãe garotona (risos). O tempo passa e a gente tem que se cuidar. Quando entro para competir, é pra ganhar, não gosto de perder. Hoje a luta se tornou um hobby pra mim, mas um hobby sério”, declarou Andrezza, que precisou dar uma pausa na carreira de atleta após o nascimento da filha.

A fisioterapeuta fala da sua relação com o marido, Adriano Martins, e relata que o lutador a ajuda bastante com as responsabilidades da família, principalmente no que diz respeito à educação da filha, e que sempre a incentiva nas competições. “Adriano me apoia e sempre se faz presente, como por exemplo, indo buscar a nossa filha na escola. Ele me ajuda para que eu possa treinar quando vou competir. A gente faz esse revezamento”, explicou.

Esperança Olímpica

Aos 22 anos e com um futuro promissor, a judoca Rafaela Barbosa integra a Seleção Brasileira Sênior de Judô, com a primeira competição pelo grupo marcada para este sábado, 7, o Pan-americano de Judô, em Santiago, Chile. Rafaela precisa manter o alto nível para conseguir disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Eu me sinto privilegiada em ser uma das atletas em destaque no Amazonas com títulos inéditos. Tenho orgulho em ser amazonense e o meu maior sonho é disputar as Olimpíadas. Hoje eu me sinto realizada tanto como mulher e como atleta”, disse a judoca, que cursa o sétimo período de Direito.

Faixa Preta de judô há oito anos, Rafaela já conquistou títulos que nenhum atleta masculino conseguiu para o Amazonas. Foi tricampeã sul-americana, campeã dos jogos universitários e campeã da seletiva olímpica de 2014, a qual a garantiu na seleção principal de judô do país.

“Não depende do sexo. Quando o ser humano quer, ele consegue. Já conquistei títulos que nenhum atleta masculino do nosso Estado conseguiu. Hoje em dia a mulher tem um espaço maior no contexto nacional do esporte e em todos os campos, mas sabemos que levou-se anos para chegar ao que temos hoje”, enfatizou Rafaela, beneficiária do Bolsa Atleta Municipal, mantido pela Prefeitura de Manaus.

Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Elvys Damasceno, são exemplos como o de Andrezza e Rafaela que darão força para que as novas gerações alcem voos maiores. “É importante essa inserção das mulheres no esporte de alto nível. Tanto a Andrezza como a Rafaela já têm seus nomes na história do esporte do Amazonas. Andrezza pelo jiu-jítsu e Rafaela pelo judô”, concluiu Damasceno.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024