Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Parque Municipal do Idoso oferece aula de dança para idosos

Três tipos de dança são oferecidas: Dança do Ventre, de Salão e Coreográfica.

Por SEMCOM,
quinta-feira, 19 de março de 2015
 
 
 

Com objetivo de promover qualidade de vida para a população idosa. A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, oferece de segunda a quinta, aulas de dança para idosos. As atividades são realizadas no Parque Municipal do Idoso, localizado na Rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Três tipos de dança são oferecidas: Dança do Ventre, de Salão e Coreográfica, que pode ser praticada por idosos acima de 55 anos, nos turnos matutino e vespertino. Para participar é necessário fazer a inscrição no setor admissional do Parque, sendo indispensável apresentar: documento de identidade, três fotos 3×4, comprovante de residência e atestado cardiológico, indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos seguintes exames: hemograma completo, eletrocardiograma com laudo, EAS, EPF, raios-x de tórax com laudo, lipidograma, glicemia e colesterol total.         

O Licenciado em Dança e Chefe de Atividades Físicas do PMI, Douglas Gomes, citou os benefícios da dança na vida do idoso. "A dança traz benefícios à saúde, principalmente na do idoso, pois combate o estresse, controla a ansiedade, aumenta a autoestima, melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, trabalhando também a socialização".

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Cruz, destacou a importância do Parque Municipal do Idoso em oferecer a atividade. “A dança é uma atividade cultural, educativa, física e social. Tem o poder de transformar a vida dos seus praticantes, tendo potencial para inclusão social e elevação da autoestima. E o PMI é importante, pois é uma das formas de materialização da ação do poder público municipal na prevenção e manutenção da saúde física, social e psicológica dos idosos".

Mudança de vida

Severino Marques, 63, frequentador do Parque Municipal do Idoso desde 2013, afirmou que a dança transformou o seu estilo de vida. "Quando eu comecei a participar das atividades oferecidas pelo Parque, eu era obeso e sofria de má circulação. No entanto, isso mudou a partir do momento que fiz as primeiras aulas de dança de salão, logo senti meu corpo sendo renovado, pois eu trabalhei muito sentado e não praticava nenhuma atividade física".

O músico ainda disse que a dança mexe com sua autoestima e traz alegria para a sua vida. "A dança me renova, me sinto mais novo e fico muito feliz, pois esqueço todos os problemas quando estou dançando. E o que acho mais engraçado, é que sou conhecido como o "dançarino" do Parque, quando chego a qualquer festa ou aula, já me chamam para dançar, e eu aceito com todo prazer", concluiu com risos.

Superação

Lya Monteiro, frequentadora do Parque há 9 anos, ressaltou que o centro de convivência foi um refúgio em um momento de dor. "Quando meu marido morreu fiquei muito triste, isolada, só queria ficar em casa, e a minha irmã me trouxe até o Parque, foi quando voltei a ter alegria, pois comecei a conviver com novas pessoas e fiz amizades, deixando meus problemas do lado de fora".

Ainda Lya, 63, que pratica dança de salão, alongamento e pilates, finalizou que adora dançar, pois significa tudo em sua vida. "Eu adoro dançar, pois desde quando comecei a praticar não senti mais dores nas pernas, melhorei meu condicionamento físico. Portanto, atualmente a dança significa tudo em minha vida, pois foi pelo intermédio dela que me senti de novo feliz e realizada".

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024