Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Ação de reflorestamento no Campo Dourado pelo Dia da Árvore

Ao todo, 300 mudas nativas da região, frutíferas e florestais, foram plantadas.

Por Alita Falcão, SEMCOM
sábado, 21 de março de 2015
 
 
 

Ação de reflorestamento no Campo Dourado pelo Dia da Árvore
Campo Dourado, Cidade Nova. / MARCIO JAMES

A Prefeitura de Manaus realizou neste sábado, 21, quando se comemora o Dia da Árvore na Amazônia, uma ação de recomposição florestal no loteamento Campo Dourado, que fica no bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital. O local foi escolhido por ser o primeiro a receber o projeto “Espaço Verde na Comunidade”, que recupera áreas verdes degradadas e as devolve para a população equipadas com aparelhos de esporte e lazer.

Ao todo, 300 mudas nativas da região, frutíferas e florestais, foram plantadas com ajuda dos moradores da localidade. Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que colocou a mão na terra e plantou uma seringueira – árvore símbolo da Amazônia – a conscientização da sociedade acerca da preservação é o principal fator transformador para se criar um ambiente melhor para se viver.

“Essa é uma proposta magnífica, que não custa caro e, por outro lado, traz grandes resultados, porque não só recupera e protege as áreas verdes degradadas, mas também insere a comunidade nesse processo, aproximando os moradores da natureza e fazendo com que se sintam responsáveis pela preservação e manutenção desses espaços”, afirmou o prefeito.

De acordo com Kátia Schweickardt, que está em fase de transição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Espaço Verde Campo Dourado será entregue em abril e, ainda este ano, outras cinco localidades devem receber a mesma ação.

“A população precisa entender o fragmento florestal como parte da sua vida e zelar por ele, porque o principal protagonista da preservação ambiental é a própria população. São essas atitudes que vão garantir mais qualidade de vida e a qualidade das águas, uma vez que a floresta também é responsável pela sobrevivência das nascentes. Por isso, todo esse problema hídrico que o país e o mundo têm enfrentado também é reflexo desse modelo de desenvolvimento que negou as florestas”, defendeu a secretária.

Além de pista de caminhada, quadra poliesportiva e quadra de areia, o projeto Espaço Verde na Comunidade, também oferecerá aos moradores do Campo Dourado e comunidades vizinhas, academia ao ar livre, parque infantil e um centro social.

‘Amigos do Verde’

Durante a ação de reflorestamento, quem plantou uma muda recebeu o certificado de “Amigo do Verde”, uma maneira de valorizar as pessoas comprometidas com o meio ambiente. A aposentada Maria Luíza, que representa uma das lideranças comunitárias do Campo Dourado, disse que para colher é preciso antes plantar. “Daqui a um tempo isso aqui vai ficar uma beleza, já está tudo muito bonito, mas quando essas árvores crescerem vai ser ainda melhor. Será só sombra e água fresca”, brincou.

E para que o verde esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, também foram distribuídas mudas frutíferas e ornamentais. Quem não perdeu a oportunidade para deixar seu jardim ainda mais bonito foi a dona de casa Luziane Guimarães. “Eu adoro a natureza e gosto de ver a minha casa cheia de plantas”, comentou.

Até as crianças deram exemplo de cidadania. Yasmim Ferreira de Andrade, de apenas 6 anos, faz parte do grupo de escoteiros Murilo Braga e já aprendeu a lição. “Todo mundo tem que cuidar do meio ambiente, porque a natureza é a nossa casa”, disse a pequena ecologista.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024