Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Projeto Escola Parque no Dia Mundial da Água

Voltada à integração de crianças e adultos com a biodiversidade de parques e unidades de conservação.

Por SEMCOM,
domingo, 22 de março de 2015
 
 
 

Projeto Escola Parque no Dia Mundial da Água
Projeto Escola Parque. / MARINHO RAMOS

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), lançou neste domingo, 22, Dia Mundial da Água, o Projeto Escola Parque, mais uma iniciativa de educação ambiental da Semmas voltada à integração de crianças e adultos com a biodiversidade de parques e unidades de conservação mantidos pelo município. O projeto foi lançado oficialmente pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, na companhia dos servidores da Semmas e moradores das comunidades do entorno do parque. Além do novo projeto, que visa intensificar as atividades desenvolvidas em ambientes naturais com alunos de escolas das redes municipal e estadual de ensino, juntamente com seus familiares, o evento festejou os nove anos de criação do Parque Nascentes do Mindu, unidade de conservação municipal que tem importância fundamental na preservação das nascentes do Igarapé do Mindu.

O secretário Itamar de Oliveira Mar convocou a todos os presentes a uma reflexão acerca da importância da água para a vida humana e disse considerar necessária a atuação dos órgãos ambientais para a preservação desse valioso bem. “Temos aqui protegidas no Parque Nascentes do Mindu, certamente, as mais importantes nascentes existentes na cidade, pois ajudam a manter vivo o maior Igarapé de Manaus, que é o igarapé do Mindu, com seus 22 quilômetros de extensão, nascendo na zona Leste e cortando mais de dez bairros até desaguar na Bacia do São Raimundo”, explicou. Junto com os servidores da Semmas e representantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Lesgislativa do Estado, o secretário da Semmas percorreu as trilhas que levam ao lago formado pelas nascentes. No local, ele destacou a pureza das águas do manancial, apropriadas até para o consumo humano.

“Estamos aqui por dois importantes motivos: primeiro para festejar a data significativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para que todos possamos refletir sobre esse bem tão importante que é a água e segundo o aniversário do Parque Nascentes do Mindu, que possibilita manter vivo esse importante curso d’água da cidade de Manaus, num momento em que a água é um bem ameaçado no país e que precisa da atenção de todos os órgãos ambientais”, salientou, defendendo uma atuação conjunta dos governos no sentido de preservar as nascentes e criação de áreas protegidas. “A determinação do prefeito Arthur Neto é de que envidemos todos os esforços no sentido de fortalecer a proteção do Parque Nascentes do Mindu, razão pela qual estamos intensificando as atividades de educação ambiental junto à população para que conheçam e valorizem esse espaço”, afirmou.

Moradores das comunidades Areal do Mindu e Santa Bárbara, situadas no bairro Cidade de Deus, festejaram a data participando das exposições e jogos ambientais realizados pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas. De acordo com a chefe do Departamento de Áreas Protegidas, Socorro Monteiro, a interação com a comunidade é um das prioridades do trabalho desenvolvido na unidade.

Com 16 hectares, o Parque Nascentes do Mindu ainda é alvo da ação predatória do homem. De acordo com o secretário Itamar de Oliveira Mar, a intenção este ano é de desenvolver intervenções de revitalização na estrutura do parque, reforçando a sua segurança e oferecendo ao visitante melhores condições de acesso e localização. “Este é um local com um potencial turístico inegável e que terão as nascentes como prinicipais atrações”, afirmou o secretário Itamar Mar.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024