Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exposição “Bonecos do Japão” chega em maio em Manaus

A mostra terá entrada gratuita e seguirá até o dia 26 de maio.

Por Press Comunicação,
sexta-feira, 1 de maio de 2015
 
 
 

Exposição “Bonecos do Japão” chega em maio em Manaus
Exposição “Bonecos do Japão”. / DIVULGAÇÃO

Mostra será realizada numa parceria entre Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Japão e Consulado Geral do Japão em Manaus

 

Uma das principais formas de arte e cultura do Japão será exibida em Manaus, a partir do dia 7 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a exposição “Bonecos do Japão”, promoção do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A exposição acontece em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

A mostra terá entrada gratuita e seguirá até o dia 26 de maio. No espaço, serão expostos 72 bonecos japoneses, produzidos exclusivamente para retratar a cultura e estilo de vida do país do Oriente. A exposição é uma parceria entre o Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Japão e Consulado Geral do Japão em Manaus.

No Brasil, a mostra será exibida com exclusividade em Manaus e já passou por vários países como África do Sul, Chile e Argentina. De Manaus, a exposição seguirá para a Cidade do Panamá, no Panamá.

“Essa é apenas a primeira atividade que o Governo do Amazonas está realizando em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Já estão agendadas diversas ações a serem realizadas até o final deste ano”, afirmou o governador do Amazonas, José Melo.

A mostra é dividida em 12 categorias e os bonecos apresentam um panorama da produção japonesa de bonecos na atualidade. Diferente da maneira que é tratada nos países ocidentais, a produção de bonecos no Japão não é exclusividade apenas de crianças e colecionadores, mas retrata a representatividade que aquele país tem no artesanato.

A imigração japonesa no Amazonas começou por volta de 1930, quando os primeiros japoneses e seus descendentes vieram para a região. “Os japoneses têm importante influência na formação do Estado. Atualmente, pelo menos 5 mil – entre nascidos e descendentes – estão na região, influenciando o amazonense com sua alimentação, arte e cultura. A exposição é uma maneira de integrar ainda mais esses dois povos”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Os bonecos expostos representarão algumas das mais importantes tradições japonesas, como O Festival das Meninas (Hina Ningyo), Bonecos do Teatro Nô (Noh Ningyo), Raquetes com pinturas em relevo (Oshie Hagoita) e Bonecos de Madeira Vestidos com Quimono (Oshie Hagoita), para citar alguns.

Muitas destas peças em exposição trazem consigo histórias da cultura milenar japonesa. É o caso de Hina Ningyo, que fazem reverência à felicidade de suas jovens filhas, ou dos Gogatsu Ningyo, a versão masculina, nas quais os bonecos são vestidos de armaduras de guerreiros em analogia à saúde e força de seus filhos.

Outro destaque são as peças retratando atores no Teatro Nô, teatro dramático que teve origem no período Muromachi (1338-1573). Os bonecos, assim como os atores, vestem máscaras e figurinos elaborados.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024