Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Balé Folclórico do Amazonas fará estreia internacional

O Balé Folclórico do Amazonas se prepara para sua primeira apresentação fora do Estado

Por Press Comunicação,
segunda-feira, 4 de maio de 2015
 
 
 

Balé Folclórico do Amazonas fará estreia internacional
Balé Folclórico do Amazonas / DIVULGAÇÃO

Escolhido para representar a região Norte do País, o Balé Folclórico do Amazonas se prepara para sua primeira apresentação fora do Estado, em exposição mundial na Itália

O Balé Folclórico do Amazonas, grupo de dança criado e mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, representará a região Norte do Brasil no evento “Este é o meu Brasil –Celeiro de Belezas Naturais e de Cultura”, especialmente idealizado para a Expo Milão 2015 (Exposição Mundial 2015), que se inicia no mês de maio e termina em outubro deste ano, na Itália.

A participação do Balé Folclórico do Amazonas, que fará apresentações dias 2, 4 e 6de junho,irá contribuir para a promoção do Brasil, especialmente a Região Norte, no exterior,já que a Expo Milão é uma grande vitrine da cultura dos países para o mundo.

Ao todo, participarão do evento 20 bailarinos e seis componentes da produção do Balé, sob a coordenação do maestro e diretor dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Marcelo de Jesus.

Os espetáculos que serão apresentados pelo Balé no evento são “Herança Africana” e “Amazônia”, com o cenário utilizado durante o Festival de Ópera do Amazonas em 2014. E, para tanto, o Balé Folclórico ainda levará consigo dois atabaques, um gambá, um pandeiro, um berimbau, um djambê e uma tubadora, e terá como figurinista a bailarina Juliana Ângelo.

Resultado da pesquisa dos colaboradores ElibertoBarroncas e Railda Vitor, “Herança Africana” vai destacar algumas manifestações regionais para exemplificar a herança ricamente cultural do continente africano, como a capoeira, samba de roda, lundu, gambá, dança do rapachão e o samba no Amazonas.

De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, “o Balé Folclórico do Amazonas, por meio do talento de seu corpo artístico, levará para a exposição um espetáculo de primeira grandeza, que irá mostrar para o mundo um pouco da arte e do folclore amazônicos”,disse.

Para a Conceição Souza, diretora do balé, “a participação do Balé Folclórico do Amazonas em um evento internacional é fruto do reconhecimento de um trabalho realizadohá quase 15 anos, com o apoio da Secretaria de Cultura de Estado”.

O Balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura,para compor os Corpos Artísticos do Teatro Amazonas. A companhia, composta por 33 bailarinos e que se encontra com elenco renovado desde novembro de 2013, já participou de eventos como o Festival Amazonas de Ópera e Concerto de Natal, de Manaus.

Possui, ainda, como pano de fundo de suas apresentações as técnicas do balé Clássico e a dança moderna Contemporânea como linhagem de uma nova estilização.

O Balé Folclórico do Amazonas foi selecionado para a Expo Milão a partir de  um vídeo inscrito com mostra do trabalho que realizaram em Manaus.

DA EXPO MILÃO
A Expo Milão aconteceu pela primeira vez em 1851, na cidade do Londres, e hoje ocorre de cinco em cinco anos.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024