Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Cientistas ensinam sobre o potencial dos ‘rios voadores’ do Estado

O Projeto Rio Voadores junto ao Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus farão capacitação de professores da rede pública de ensino.

Por Press Comunicação,
quarta-feira, 6 de maio de 2015
 
 
 

O Projeto Rio Voadores junto ao Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus farão capacitação de professores da rede pública de ensino

Cientistas que pesquisam a colaboração dos rios da Amazônia no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros chegam a Manaus para divulgação e capacitação de professores ao Projeto Rios Voadores, nos próximos dias 13 e 14 de maio, numa parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação da Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas. Em formato de oficina, a capacitação de professores acontecerá das 8h às 16h30, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho (Rua Leopoldo Peres, Educandos).

O Projeto Rios Voadores consiste trabalhar, de maneira sustentável, as imensas massas de vapor d’água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por grande parte da chuva que rola em várias partes do mundo.

Inserido, desde 2013, no Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Rios Voadores, realizou, inicialmente, ações de pesquisa científica em parceria com cientistas de instituições como Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e, atualmente, se dedica à educação ambiental, trabalhando em parceria com as Secretarias de Educação em várias cidades do País para inserir essa temática em sala de aula através da capacitação de professores.

O Projeto Rios Voadores está realizando as oficinas de capacitação em 17 cidades para alcançar 500 mil alunos entre as localidades e ações avulsas realizadas pelo projeto. As cidades inseridas ficam na Amazônia, no Centro-Oeste e Sudeste do País como Alta Floresta (MT), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Brasília (DF), Coari (AM), Carauari (AM), Contagem (MG), Cruzeiro do Sul (AC), Manaus (AM), Mário Campos (MG), Rio Verde (GO), Santarém (PA), Senador Cañedo (GO), Sinop (MT), Tefé (AM), Uberaba (MG), Urucu (AM) e Vilhena (RO).

As oficinas em Manaus serão ministradas pelo professor Dr. Caio Augusto Magalhães, mas tudo sob coordenação direta do aviador e coordenador do Projeto, Gérard Moss.
Os professores participantes da oficina se tornará um multiplicador de conteúdo e informação do Projeto Rios Voadores.

O QUE É RIOS VOADORES?
Formados por massas de ar carregadas de vapor de água que tem sua origem no Oceano Atlântico, os rios voadores são propelidos pelos ventos continente adentro. Passam por cima de nossas cabeças transportando essa umidade que, após cada chuva na floresta, é transpirada pelas árvores da Bacia Amazônica e levada para outras regiões do Brasil e da América do Sul. São vastas quantidades de vapor de água que seguem pelas correntes aéreas, verdadeiros rios que voam.

A importância da floresta amazônica nesse processo é a evapotranspiração de água promovida pelas árvores, que bombeiam umidade para a atmosfera.
De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), uma única árvore de médio porte, com 10 metros de diâmetro, é capaz de colocar na atmosfera, em um único dia, mais de 300 litros de água, em forma de vapor.

Portanto, a quantidade de água que a floresta Amazônica inteira bombeia em 24 horas é estimada em mais de 20 bilhões de toneladas de água.

Saiba mais pelo site riosvoadores.com.br e facebook.com/ProjetoRiosVoadores

 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024