Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Demolição de prédio com risco de desabamento na Cidade de Deus

A Prefeitura realizou a demolição de um prédio irregular.

Por Cláudia do Valle, SEMCOM
sábado, 9 de maio de 2015
 
 
 

Demolição de prédio com risco de desabamento na Cidade de Deus
Demolição de prédio com risco de desabamento. / ARLESSON SICSÚ

A Prefeitura de Manaus, em ação integrada com diversos órgãos municipais e estaduais, realizou a demolição de um prédio irregular, sem placa de licença, de 5 pavimentos, que estava em construção na rua das Palmeiras, Cidade de Deus. A operação aconteceu neste sábado, 9 de maio.

A ocorrência foi registrada às 4h40 deste sábado e, 15 minutos depois, a primeira equipe da Defesa Civil do Município chegou ao local, constatando um colpaso na estrutura do prédio de cinco andares, que teve um desabamento parcial. Os dois primeiros pavimentos foram esmagados, incluindo o térreo, o que deixou o imóvel em situação instável.

Na hora do desabamento, o vigia Mario Lopes, 65, estava dormindo no quarto andar, e conseguiu sair pela janela, com a ajuda de vizinhos. Ele não sofreu ferimentos.

Pela manhã, equipes de engenharia da Defesa Civil realizaram vistoria técnica no prédio, que foi condenado em razão da instabilidade do mesmo, sujeito a desmoronamento dos demais andares, com risco iminente à população. De acordo com o engenheiro Cláudio Belém, foram constatadas falhas na execução da obra que comprometeram a estrutura.

Segundo o secretário executivo de Proteção à Defesa, capitão Aníbal Gomes, a construção foi condenada após avaliação e, assim, acionada operação integrada coordenada pelo Gabinete de Gestão da Prefeitura (GGIM), para salvaguardar a vizinhança.

De acordo com moradores, o proprietário estaria viajando e não enviou representante ao local do sinistro. Mesmo assim, ele foi contactado por telephone e informado sobre o sinistro. Ele ainda receberá notificações do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), por obra sem licença, termo de demolição, auto de infração e os custos da demolição realizada no sábado. O responsável deverá comparecer ao Implurb e apresentar o responsável técnico pela obra, sob pena de outras sanções administrativas.

Na demolição do prédio foram usados uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira, um carro munck e seis caçambas para remoção do entulho.

Participaram da operação equipes e secretários da Defesa Civil, GGIM, Implurb, das Secretarias de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Pública (Semulsp), Assistência Social (Semmasdh), Manaustrans, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Amazonas Energia. O Implurb também acionou o Conselho Regional de Engenharia (CREA-AM), que enviou representante ao endereço, acompanhando a demolição.

Quatro residências ao redor do prédio tiveram que ser interditadas por medida de segurança, por haverem sofrido danos em suas estruturas. Durante a demolição, dez prédios localizados no quarteirão foram evacuados. Uma família foi orientada a sair definitivamente,  por conta do risco de desabamento. O custo do aluguel vai ficar sob responsabilidade do proprietário do imóvel demolido.


 

 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024