Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival de Filmes Europeus inclui concerto com Filarmônica e artistas

A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa.

Por Press Comunicação,
quinta-feira, 21 de maio de 2015
 
 
 

Festival de Filmes Europeus inclui concerto com Filarmônica e artistas
Festival de Filmes Europeus. / DIVULGAÇÃO

O Teatro Gebes Medeiros (antigo Ideal Clube) abre suas portas nesta segunda-feira, 25 de maio, para exibir uma seleção especial do Festival de Filmes Europeus, que acontece até o dia 29, com seções gratuitas às 14h e às 18h30, para comemorar, em Manaus, a 11ª Semana da Europa no Brasil.

O Festival de Filmes Europeus é uma realização do Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Diretoria de Difusão, em parceria com Delegação da União Europeia no Brasil, por ocasião da visita dos Embaixadores Europeus ao Amazonas.

O evento inicia com a exibição do filme alemão “Kadish para um amigo”(2012), às 14h, no Teatro Gebes Medeiros (Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, Centro). Dirigido por Leo Khasin, o filme tem classificação de 12 anos e narra a história de Ali, novo morador do bairro de Kreuzberg, em Berlim, que tem sua coragem testada por garotos violentos do lugar: ele deve assaltar o apartamento de um vizinho idoso, um imigrante judeu russo. Uma história tocante sobre uma amizade desigual.

O segundo filme do dia 25, exibido às 18h30, no mesmo local, será “O investigador”(2008), com classificação de 16 anos. Dirigido por Attila Gigor, o filme húngaro tem como personagem principal o reservado e introspectivo patologista forense de 37 anos, Tibor Malkáv, que não tem família, além da sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o seu tratamento, Tibor aceita matar um desconhecido e, inesperadamente, acaba por protagonizar um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.

 

 

As obras irão abordar diversos temas, desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão “Kadish Para Um Amigo”, passando pelo drama no espanhol “Diamantes Negros”, no qual dois africanos chegam a Madri para se tornarem grandes jogadores de futebol. Na seleção, também há filmes premiados como o austríaco “A Fita Branca” e o português “Tabu”. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da União Europeia (UE).

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, o Festival de Filmes Europeus é um momento de celebração, alegria, promoção de conhecimento mútuo e cooperação. “Esperamos a participação da sociedade em todo o evento que tem grandes obras à disposição”, declarou.

Já a programação musical contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, e dos convidados europeus Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália), em concerto no dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é franca.

Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, Manaus é uma das 10 capitais que participam da Semana da Europa. “Vamos marcar o evento aqui com essa bela mostra será composta por 18 filmes de 18 países diferentes e esse grande espetáculo no dia 29”, disse.

FILMES EM DESTAQUE

O conjunto das obras do Festival de Filmes Europeus é diverso, abarcando desde o destaque do filme “Kadish Para Um Amigo”, passando pela contracultura estoniana em “O Novo Mundo”, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol “Diamantes Negros”.

Na seleção, também há inéditos como o esloveno “Pai”, e premiados como o austríaco “A Fita Branca” e o português “Tabu”. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da União Europeia (UE). (Ver programação em anexo)

CONCERTO ESPECIAL

Do concerto musical a ser apresentado no dia 29, ressalta-se os dois artistas convidados. É o caso de Angela Nisi, nascida em 1982, em Brindisi, que se formou em canto em 2004 sob a orientação do professor Rosanna Casucci, no Conservatório Nino Nota de Monopoli (BA), com a nota máxima, honras e uma menção especial.

Em maio de 2005 obteve, com honras, a Licenciatura em História da Ciência e Técnicas de Música e Artes Cênicas na Universidade de Roma Tor Vergata, com uma tese intitulada "A música de câmara para voz e piano de Saverio Mercadante". Entre os diversos prêmios em competições internacionais de canto, destaque para o 1º lugar no Concurso Lírico Nacional Valerio Gentile, Fasano (2004); 1º lugar no Concurso Internacional de Canto Barroco F. Provenzale, Nápoles (2006); Prêmio Simpatia, atribuído pelo público, e Prêmio Jovem Finalista concedido pelo júri na competição lírica internacional Mattia Battistini, em junho de 2007, para o papel de Oscar, em Un ballo in maschera de Verdi.

Também nascido em 1982, na província de Lecce, Giuseppe Tommaso formou-se em 2005, na Faculdade de Economia e Comércio da Universidade de Lecce. O amor e o estudo pelo canto levou-o a começar um percurso de aperfeiçoamento vocal e interpretação: em 2008 participou dos  master class dos maestros Sherman Lowe e  Jean- Pierre Blivet, na Accademia della Voce de Turim. Em julho de 2014 participou do International Arts Festival, onde ganhou o prêmio Voz Lírica Emergente 2014, com a direção do maestro Eliseo Castrignanò. Atualmente estuda e se aperfeiçoa sob a orientação do tenor Salvatore Cordella.

 

11ª SEMANA DA EUROPA NO BRASIL

A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criada para lembrar a paz e a unidade no continente.

A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

Na programação, em Manaus, participarão as embaixadas da Itália, Alemanha, Áustria, Croácia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia,  Suécia.

Escolas e demais entidades poderão agendar a exibição dos filmes junto a Central Pedagógica da Secretaria de Cultura de Estado, pelo e-mail:  cpedagogica@culturamazonas.am.gov.br
Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024