Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Itacoatiara registra 57,8 mil atendimentos

Resultado alcançado: 57.814 atendimentos para cerca de 30 mil pessoas, entre os dias 26 e 30 de maio.

Por Sistema FIEAM,
segunda-feira, 1 de junho de 2015
 
 
 

Itacoatiara registra 57,8 mil atendimentos
Médica Camilla Pilger, orienta dona Maria Alice. / DIVULGAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo, a Ação Global, no Amazonas saiu da zona de conforto, da capital, e foi em busca da população que vive no interior do Estado. Assim como aconteceu no ano passado, em Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, desta vez, as ações promovidas pelo SESI em parceria com a Rede Globo, foram ainda mais longe, a 280 quilômetros, e se estenderam por cinco dias no município de Itacoatiara, no rio Amazonas. Resultado alcançado: 57.814 atendimentos para cerca de 30 mil pessoas, entre os dias 26 e 30 de maio.

Para uma cidade com 95,7 mil habitantes, o resultado atendeu às expectativas da coordenadora do programa no SESI Amazonas, Patrícia Bezerra. “Pode-se dizer que a Ação Global 2015 beneficiou um terço da população local, incluindo muitas famílias de comunidades distantes da sede municipal, para as quais o acesso ao atendimento médico é ainda mais difícil”, disse ela. Apenas na área da Qualidade de Vida, que foi o tema da Ação Global 2015 em todo o País, foram oferecidos 7.793 atendimentos. Na área da saúde, o número chegou a 3.642.

No sábado (30), Dia “D” da Ação Global, a família da dona de casa Maria Alice dos Santos Palheta, 41, era uma das primeiras na fila em frente à Escola SESI Abrahão Sabbá, no bairro São Jorge, onde se concentrou a maior parte dos serviços de saúde, cidadania e qualidade de vida.

Moradora da Comunidade Rondon 2, localizada no Km 19 da estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara), dona Maria tinha ouvido no rádio a informação sobre a Ação Global e aproveitou para levar ao médico a filha Stheysse, de 4 anos, que sofre de uma tosse frequente e misteriosa.

No final, toda a família acabou se consultando com a médica generalista e aspirante do Exército, Camilla Gallo Pilger, que diagnosticou problemas comuns na respectiva faixa etária dos pacientes, como a pressão arterial elevada do pai, seu José, de 63 anos, e processo alérgico em Stheysse e nos dois irmãos, Sthanlley, de 2 anos, e Stefany, de 6. Com encaminhamentos e receitas em mãos, a família se disse satisfeita e compensada pelo esforço para chegar cedo no local.

O atendimento médico na Escola SESI Abrahão Sabbá, além da clínica geral, com dois médicos do Exército e cinco do SESI, contou com um consultório de dermatologia oferecido pela Fundação Alfredo da Matta. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase no Estado do Amazonas, Valderiza Pedrosa, a FUAM se fez presente na Ação Global com seis técnicos de dermatologia e sete especialistas médicos.

Navio hospitalar

A dona de casa Karina Marinho, de 20 anos, acordou cedo para levar a filha de 2 meses, Ágata Vitória, para atendimento médico no Navio de Auxílio Hospitalar Soares Meireles, da Marinha, ancorado no porto de Itacoatiara, no rio Amazonas, o outro posto de atendimento na área de saúde na Ação Global 2015. O bebê de Karina, desde o nascimento ainda não havia sido levado a uma consulta médica. A mãe de primeira viagem disse que há poucos médicos no município, e, para conseguir consulta, o paciente, muitas vezes, tem que esperar mais de um mês.

“Estamos sendo muito bem atendidos pela equipe da Ação Global. Minha filha está meio gripada e fico preocupada para sair de casa nesse calor, pois ela pode piorar, sem contar a demora para se pegar uma ficha para o pediatra. Hoje consegui resolver tudo, fiz a consulta da Ágata e a minha também, pois eu precisava ver o problema da pressão alta que tive durante a gravidez. Os médicos da Marinha são bem atenciosos. Gostei de tudo”, disse Karina.

O comandante do Navio Soares Meireles, capitão Sidinei da Silva, esteve à frente do atendimento médico e odontológico realizado pelos oficiais da Marinha. A ação embarcada, em Itacoatiara, começou no sábado e se estendeu até este domingo (31), com a previsão de 160 atendimentos por dia.

“Estamos com médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem para realizar a assistência hospitalar neste município. A parceria com o SESI na Ação Global coincide com o nosso objetivo de levar saúde às cidades afastadas da capital. Hoje, a Marinha conta com quatro navios que ofertam atendimento médico e odontológico nas comunidades ribeirinhas, sendo o ‘Soares Meireles’ a nossa unidade mais recente”, disse o comandante.

 

Serviços embarcados

 

O Barco Zona Franca Verde, do Governo do Estado, realizou cerca de 5 mil atendimentos na área de cidadania, principalmente com a expedição de documentos e serviços bancários, pelo Banco do Brasil, todos embarcados. O barco ficou ancorado no porto de Itacoatiara, a serviço da Ação Global, desde a terça-feira, 26, até este sábado (30), e mobilizou 50 voluntários para retirada de CPF, Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, pagamento de faturas bancárias e saques de até R$ 800,00.

Para a dona de casa Rosa Marques, de 47 anos, os serviços oferecidos na Ação Global de Itacoatiara vieram em boa hora, num momento em que a falta de dinheiro a impedia de tirar a segunda via da carteira de identidade e a primeira via do CPF da filha, Darlene Marques, de 15 anos.

“Vim do município de Silves, da comunidade Cristo Rei. Com essa Ação Global conseguimos tirar nossa documentação sem precisar gastar um centavo com correio e fotografias. Ainda vou aproveitar as outras atividades que o SESI está oferecendo aqui em Itacoatiara”, disse Rosa que levou cerca de 2 horas, da comunidade onde mora até o município de Itacoatiara.

A Ação Global em Itacoatiara começou na terça-feira (26), com o atendimento do barco Zona Franca Verde, ações do Programa SESI Cozinha Brasil, do Teatro Popular do SESI e cursos oferecidos pelo Sebrae-AM. Na sexta-feira (29), o SESI e parceiros locais realizaram um casamento coletivo, com 68 casais, todos moradores do município e de comunidades rurais vizinhas, reunindo um público de 500 pessoas no Centro Recreativo dos Professores do município.

Também estiveram entre os parceiros do SESI e Rede Amazônica de Rádio e Televisão, afiliada da Rede Globo no Amazonas, indústrias de Itacoatiara, como a Hermasa e Madeireira Mil, e indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), como Samsung, Jabil e Moto Honda. A Ação Global 2015 no Amazonas contou com a força de trabalho de 1.025 pessoas que atuaram como voluntários.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024