Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


YUI e Trio de Instrumentos Tradicionais do Japão no Teatro Amazonas

Na agenda de comemorações dos 120 anos de amizade Brasil – Japão.

Por Press Comunicação,
quarta-feira, 3 de junho de 2015
 
 
 

YUI e Trio de Instrumentos Tradicionais do Japão no Teatro Amazonas
Yui. / DIVULGAÇÃO

Na agenda de comemorações dos 120 anos de amizade Brasil – Japão, instrumentistas japonesas apresentam um pouco da cultura nipônica


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Consulado do Japão e Fundação Japão, órgão responsável pela difusão da cultura japonesa, dão continuidade às comemorações dos 120 anos de amizade Brasil – Japão com o espetáculo musical “Yui e Trio de Instrumentos Tradicionais do Japão”, no próximo dia 10 de junho, às 20 horas, no Teatro Amazonas.

 

O show será apresentado por Chie Hanawa, Ko Kakinokihara e Yoshimi Tsujimoto, que vão tocar, cada uma delas, os instrumentos Tsugaru shamisen, Koto e Shakuhachi, respectivamente. As três instrumentistas são graduadas pelo Curso de Música Tradicional Japonesa do Departamento de Música da Tokyo University of the Arts.

 

Em outubro de 2009, o trio foi aclamado logo em sua primeira apresentação, em Quioto. Em 2010, o trio criou uma obra original que se tornou música tema para promover o “TBS Akasaka Sacas”, um grandioso empreendimento comercial em Tóquio. Sua discografia inclui o primeiro álbum, “Hajimari no oto” (O som do início), e “Tada, kimi ni” (Apenas, para você). Hoje em dia, o trio atua, principalmente, em Tóquio.

 

Na apresentação musical, que tem entrada franca, três tipos de instrumentos musicais tradicionais serão conhecidos pelo público local, tais como o Koto, instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas e o mais popular dentre os instrumentos musicais tradicionais japoneses. Foi introduzido no século VI (época do imperador Kinmei), vindo da China (dinastia T’ang). Durante séculos a música de koto foi cultivada pela nobreza.

 

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, assistir a um espetáculo como esse é uma oportunidade sem igual de enriquecimento cultural: “Não é sempre que recebemos representantes da cultura japonesa. Prestigiá-las significa agradecermos a grande contribuição que seus antepassados tiveram na construção de nosso Estado”, afirmou.

 

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, “trazer um pouco da cultura nipônica para a nossa cidade enriquece nosso conhecimento e fortalece nossos laços de amizade nipo-brasileiro, que possuem mais de um século”.

 

Conheça um pouco sobre as musicistas japonesas do Trio Yui:

 

Chie Hanawa (Tsugaru shamisen)

 

Nasceu na cidade de Hitachi, Província de Ibaraki.

 

Aos 9 anos de idade, iniciou o aprendizado de Tsugaru shamisen, com o mestre Mitsuyoshi Sasaki e, em 2000, aos 17 anos, e em sua primeira experiência, tornou-se a mais jovem a conquistar o prêmio do nível A na categoria feminina do Concurso Nacional de Tsugaru Shamisen.

 

Em 2004, durante a graduação no Curso de Música Tradicional Japonesa do Departamento de Música da Tokyo University of the Arts, lançou seu primeiro álbum, “Tsuki no Usagi” (Coelho da Lua), pela Nippon Columbia. A partir daí, passou a se apresentar em casas de espetáculos da região, iniciando a carreira de grupo.

 

Além do trio YUI, integra o duo hanamas, ao lado da violinista Natsumi Okimasu. Com a repercussão de sua atuação, apresentou-se no Tokagakudo Concert Hall, no Palácio Imperial, e também no exterior, em países como Argentina, Bélgica, Brunei, Chile, França, Geórgia, Hong Kong, Itália, Malásia, Estados Unidos, entre outros.

 

Já com forte reconhecimento no universo da música japonesa tradicional legítima, também como musicista de Tsugaru shamisen tem recebido convites para participar de comerciais para TV, como o da Sony Mobile. Em fevereiro de 2014, lançou seu segundo álbum, “CoLoRful”, pela King Record.

 

Ko Kakinokihara (Koto)

 

Nasceu na cidade de Tóquio. Aos 5 anos de idade, iniciou o estudo do koto do estilo Ikuta com a mestra Kumiko Nakata, e somando, aos 10 anos, o jiuta shamisen. Em 2004, graduou-se no Curso de Música Tradicional Japonesa do Departamento de Música da Tokyo University of the Arts, com especialização em koto do estilo Ikuta. No mesmo ano, estreou sua carreira solo com o mini-álbum “Kotobani dekinai” (Sem palavras para expressar), ao som de koto e canto. Em 2009, passou a integrar o trio de instrumentos tradicionais japoneses YUI. Naquele mesmo ano, em Quioto, o trio se apresentou ao vivo, pela primeira vez, conquistando grande repercussão. Foi responsável pela música tema de primavera do TBS Akasaka Sacas em 2010. Em 2011, lecionou koto para o musical “Pacific Overtures” (Kanagawa Arts Theatre), dirigido por Amon Miyamoto. Sua ampla atuação inclui apresentações ao vivo, participação em gravações e assistência de coordenação no Departamento de Pesquisa de Koto da Japan Women’s University. No duo Tyukiyoi, junto do produtor musical Tetsu Fujiki, alcançou um vigoroso desenvolvimento na carreira musical, levando-a, em julho de 2014, a se apresentar na 15ª Expo Japan, em Paris.

 

Yoshimi Tsujimoto (Shakuhachi)

 

Nasceu na Província de Wakayama. Aos 16 anos de idade, iniciou-se no shakuhachi. Em 2010, graduou-se no Curso de Música Tradicional Japonesa do Departamento de Música da Tokyo University of the Arts. Durante sua graduação, participou do programa de TV “Daimei no nai Ongakukai”. No ano de 2005, apresentou-se na cidade de Rohnert Park, no Estado da Califórnia, Estados Unidos, como Embaixadora Internacional da Boa Vontade da Cidade de Hashimoto, Província de Wakayama. No mesmo ano, foi convidada a se apresentar no “Workshop de Intercâmbio Musical entre Estudantes Japoneses e Coreanos”, durante o 3° Fórum Mundial da Agência da Cultura do Japão e também no Festival da Cultura Japonesa de Assis, na Itália. No ano de 2012, apresentou-se na Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA Sub-20. Em 2013, juntamente com Chie Hanawa (shakuhachi), formou a dupla FUGA, e a convite da Fundação Japão, realizou uma turnê de sucesso pela Argentina e Chile. Outro convite da Fundação Japão, em fevereiro de 2014, levou-a, integrando o trio com Yutaka Koyama (Tsugaru shamisen) e Takuya Kato (Taiko), a turnê pela América Central. Atualmente, também atua com Erina Ito (Koto), no duo Koibumi, e com Ayano Sunagawa (piano), no duo Asian Groove Nation.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024