Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Recuperação de áreas degradadas será tema de curso no dia 08

Depois de Manaus, a capital de Roraima receberá o curso.

Por CREA-AM,
quinta-feira, 4 de junho de 2015
 
 
 

O curso será realizado em Manaus, pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade), com o apoio do CREA-AM e da Apefea. Depois de Manaus, a capital de Roraima receberá o curso.

Reparar os danos ao meio ambiente provocados pelo homem tem sido uma preocupação cada vez maior no Brasil, e no próximo dia 08, o assunto vai ser a pauta principal de um curso que a Sociedade Brasileira de Áreas Degradadas (Sobrade) realizará em Manaus, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) e da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Amazonas (Apefea).

O curso, voltado principalmente para os engenheiros ambientais, de minas e florestais, além de agrônomos e geólogos, vai abordar as bases para a elaboração, execução e monitoramento de projetos de recuperação das áreas degradadas; o que diz a legislação atual sobre esse assunto; atribuições profissionais; as técnicas de engenharia usadas atualmente; e apresentação de cases em áreas de mineração.

O presidente da Sobrade, professor Maurício Balensiefer, que também atua na Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que a intenção com o curso é aperfeiçoar as técnicas de execução de projetos, visando a redução de custos e a excelência na condução dos trabalhos.

“Dada a grande demanda de aprendizado em temas ambientais, principalmente no setor de mineração, a Sobrade irá se dedicar a atendê-la nos próximos anos, levando aos interessados conhecimentos para capacitação de técnicos, que atendam as suas necessidades, bem como atualidades temáticas, visando a busca da eficiência técnica com foco na redução de custos”, ressalta Balensiefer.

De acordo com o presidente, a entidade vem realizando simpósios, seminários, congressos, cursos e treinamentos sobre o tema. “A Sobrade possibilitou que, desde 1992, fossem publicados mais de 1,4 mil trabalhos técnicos e científicos e permitiu a adesão de mais de 5 mil participantes nos seus eventos, destacando-se aqui pessoas vinculadas às mineradoras, órgãos ambientais e de pesquisa, bem como de técnicos, pesquisadores, professores e estudantes de cursos afins”, acrescenta, lembrando que, em todos os encontros, foram editados anais que hoje enriquecem os acervos sobre recuperação ambiental, nas bibliotecas de cursos acadêmicos de todo o Brasil, além de orientar empresas e órgãos ambientais na condução de trabalhos e tarefas voltadas para a recuperação de áreas degradadas.

Ainda conforme o presidente, a entidade mantém em seu quadro associativo um grande número de pesquisadores, professores de universidades e técnicos de empresas que atuam em recuperação de áreas degradadas e questões ambientais correlatas no Brasil e também no exterior. Entre as instituições internacionais estão a Sociedade Internacional de Restauração Ecológica (SER International), com sede nos Estados Unidos, e a Sociedade Iberoamericana e do Caribe de Restauração Ecológica (Siacre), que é coordenada por cinco países, sendo um deles o Brasil, representado pelo presidente da Sobrade.

Para o engenheiro civil Cláudio Guenka, presidente do CREA-AM, a realização do curso da entidade em Manaus representa uma importante oportunidade para troca de experiências e discussão de temas atuais ligados à recuperação de áreas degradadas. “Entendemos que trata-se de uma oportunidade de aperfeiçoamento, de aprendizado com a experiência de outros profissionais, por isso apoiamos todas as iniciativas que podem levar conhecimento aos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas”, enfatiza Guenka.

 

SERVIÇO:

CURSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 2015

Local: Auditório Engenheiro Arly Barbosa Coutinho, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), localizado na rua Costa Azevedo, 174, Centro – Manaus (AM)

Data: 08 de Junho de 2015

Horário: Das 09h às 18h

Informações: (41) 3360-4256 / 4255

E-mail: cursos@sobrade.com.br

Realização: Sobrade

Apoio: CREA-AM e Apefea

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024