Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



2ª semana de greve nas unidades fora da sede da UFAM.
Por Adua Comunicação,
domingo, 21 de junho de 2015
 
 
 

2ª semana de greve nas unidades fora da sede da UFAM.
A greve teve início na última segunda-feira, 15. / DIVULGAÇÃO

O Comando Local de Greve (CLG) das unidades fora da sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai ampliar as ações de mobilização nesta segunda semana do movimento paredista em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Em Manaus, os docentes continuam as visitas às unidades acadêmicas para estabelecer o diálogo. A greve teve início na última segunda-feira, 15 de junho, e segue por tempo indeterminado.

A pauta de reivindicação de greve dos professores federais inclui a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e a valorização salarial de ativos e aposentados. Além disso, os docentes, com apoio de técnico-administrativos também em greve e estudantes, lutam contra o corte de recursos da Educação.

Em Parintins, a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) apresentará o “Boi Utopia” ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, na sexta-feira, 26, às11h. Nesse dia, tem início as apresentações de Garantido e Caprichoso no 50º Festival Folclórico da cidade. No “Boi Utopia”, as toadas contam os problemas de infraestrutura do instituto, explicou a professora do curso de Educação Física, Elizandra Garcia.

O ministro estará no município para inaugurar uma incubadora de tecnologia da Ufam. “Além da apresentação do boi, que faz alusão ao que não funciona muito bem na universidade, vamos entregar uma carta com a pauta da nossa greve”, disse Elizandra.

Ela contou ainda que os professores se juntarão ao Fórum Municipal que luta contra as terceirizações para distribuir panfletos às pessoas que aguardam nas filas que dão acesso as arquibancadas do Bumbódromo, também na sexta-feira, às 8h. De segunda até quarta-feira, haverá palestras e debates. Além do Cine Greve, na terça-feira, que exibe produções cinematográficas relacionadas ao movimento paredista.

Cine-Debate

Em Itacoatiara, o Comando Local de Greve promove reunião na terça-feira (23), às 9h, e, a partir das 14h, será realizado debate aberto sobre as demandas locais do movimento paredista de ocupação. Será exibido ainda um vídeo sobre o movimento sindical, de acordo com informações da professora Samanta Aquino, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET).

O 2º vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), Aldair Andrade, disse que no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá, serão exibidos dois filmes durante a semana. “Sempre dentro da temática da greve e da sociedade autoritária”, disse. Haverá também distribuição de mais de dois mil panfletos explicando os motivos que levaram os docentes a deflagrar greve.

No Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, os professores têm realizado mobilização nas escolas da rede pública, municipal e estadual, de acordo com Santiago Cruz, docente do curso de Antropologia.  Ele disse ainda que debates irão ocorrer após uma reunião entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e representantes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). O encontro está agendado para esta terça-feira (23), às 14h, em Brasília (DF), para discutir as reivindicações da categoria.

Mobilização na Sede

Em Manaus, os docentes continuam a agenda de visita às unidades, com o apoio dos técnicos. Está prevista a promoção de diálogos sobre a greve nos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (ICE), na segunda (22) e terça (23). Ainda na segunda, haverá reunião da Comissão de Essencialidade, na sede da ADUA, às 10h. E ainda uma audiência com a Reitoria, às 15h, à convite da Administração Superior.

Na quarta-feira (24), às 9h30, o Lab F5 – Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede dos estudantes de Jornalismo da Ufam – em parceria com o movimento ‪#‎EmDefesaDaUfam promovem atividade sobre o tema “Sindicato e comunicação em tempos de rede” no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) com a participação da mestre em Ciências da Comunicação Maurília Gomes e do estudante de Jornalismo Allan Gomes. À tarde, às 15h, há o Cine-Debate na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Já na quinta e sexta, as comissões voltam a se encontrar, na sede da ADUA, para avaliar as ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho. Além disso, haverá reunião do CLG e do Comando Local Unificado dos Docentes e dos Técnico-Administrativos da Ufam.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021