Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


RDS do Tupé comemora 10 anos de criação

Uma programação especial foi elaborada para marcar a data.

Por Júlio Pedrosa, SEMCOM
domingo, 23 de agosto de 2015
 
 
 

RDS do Tupé comemora 10 anos de criação
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. / ALTEMAR ALCANTERA

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), comemora, no próximo dia 29, o aniversário de dez anos de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, a primeira e única unidade de conservação municipal na categoria RDS. Uma programação especial foi elaborada para marcar a data e contará com a participação de moradores das seis comunidades que integram a RDS do Tupé – Julião, Livramento, Agrovila, Tatu, Colônia Central e São João do Tupé.

As festividades acontecerão, ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, na praia da comunidade São João do Tupé, um dos principais cartões-postais da reserva. “A ideia é proporcionar para os comunitários um dia de desporto, lazer, recreação e sensibilização ambiental”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

A RDS do Tupé tem, hoje, aproximadamente 5 mil habitantes, distribuídos num espaço territorial de 11.973 hectares. Foi criada por meio do Decreto 8044/2005, com a finalidade de servir de polo para o desenvolvimento das comunidades com a implantação de projetos sustentáveis, de baixo impacto, como o turismo de base comunitária, roçados ecológicos, implantação de sistemas agroflorestais, entre outros. Está localizada a aproximadamente 25 km da zona urbana da Manaus, com acesso por via fluvial, e possui importância estratégica dentro do mosaico de unidades de conservação do baixo Rio Negro formado pelo Corredor Central da Amazônia. A localização da reserva é privilegiada, próxima ao chamado Estreito, área importante para o controle da região, através da proteção e fiscalização efetiva da navegação do Rio Negro.
Para o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, são muitos os motivos a serem comemorados nestes dez anos de existência da RDS do Tupé. “A RDS tem um papel importante em conciliar homem e natureza, conservação e melhoria de vida das pessoas que ali residem, garantindo o modo de vida tradicional. Ao longo de dez anos de atuação da Semmas na área, acumulamos avanços como o apoio ao fortalecimento organizacional das comunidades, melhoria nas estruturais sociais, regulamentos específicos sobre o uso racional do território, diversas iniciativas para promover o turismo local e tudo isso só foi possível pela construção coletiva em todos os processos”, observa.

Programação
A programação de atividades de aniversário contará com a participação de representantes de instituições que desenvolvem pesquisas na RDS e órgãos municipais parceiros da Semmas, entre os quais o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Estado de Políticas Fundiárias (SPF). Serão realizadas apresentações artísticas com música e teatro, torneio de futebol para adultos, recreação infantil com jogos ambientais, corrida de saco, cabo de guerra e fantoches. 

Haverá também feira de exposição e venda  de artesanato e doces da região e uma mostra de arranjos florais e decoupage por artistas independentes (Amigos dos Morcegos). Será dada premiação em dinheiro para a barraca da comunidade melhor ornamentada.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024