Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Campanha “Setembro Verde” nesta terça-feira (2)

A partir das 17h, no Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas.

Por Press Comunicação,
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
 
 
 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, da Coordenação Estadual de Transplante do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura, lança nesta terça-feira (2), a partir das 17h, no Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas, a campanha nacional “Setembro Verde”, que visa a sensibilização para a doação de órgãos e tecidos para transplante.Atualmente, são mais de 30 mil brasileiros esperando por um transplante, segundo dados do Ministério da Saúde.

O evento atinge seu ponto máximo às 18h30, quando, numa grande ação conjunta, será iluminado o Teatro Amazonas na cor verde, como símbolo histórico-cultural do Amazonas, representando a adesão do único Estado da região norte do país à campanha e, simultaneamente, a fachada de hospitais, centros de saúde, instituições apoiadoras e demais monumentos históricos da cidade de Manaus.

Na oportunidade, serão distribuídos folders explicativos sobre a campanha, camisas e batons verdes para o público. Tudo isso embalado pela a apresentação do coral “Vozes”, composto por aposentados da Caixa Econômica Federal. E, ainda, pelos shows do projeto Tacacá na Bossa que empresta as apresentações de Fátima Silva e da banda “Os Tukumanos” para o Setembro Verde.

O apoio à campanha se prolongará durante todo o mês de setembro, incluindo a exibição de um vídeo de sensibilizaçãoa ser exibido no início dos espetáculos realizados e coordenadospela Secretaria de Estado de Cultura. E com campanha nas mídias sociais da Secretaria, com divulgação destinada também às pessoas com necessidades especiais.
“A contribuição cultural numa campanha como esta tem um forte apelo, pois ajuda no processo de sensibilização das pessoas por meio da arte. Precisamos unir forças para contribuir, pois existem muitas pessoas na fila de espera por um transplante”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

“O fato de iniciarmos a celebração do Setembro Verde com a iluminação de um dos maiores ícones da cultura amazonense, que é o Teatro Amazonas, simboliza quesomente através da mudança cultural de um povo é que podermos aumentar o consentimento das doações no país. A Associação Brasileira de Doação de Órgãos e Tecidos - ABTO, considerou essa ação como de fundamental importância, por se utilizar um símbolo, reconhecido emnível Nacional e Internacional, como uma demonstração inequívoca do Governo do Amazonas, em construir um sólido programa de transplantes em nosso Estado”, disse Leny Passos, coordenadora Estadual de Transplantes.
No dia 27 de setembro é comemorado o “Dia Nacional do Doador de Órgãos”.

SAIBA MAIS:
·         Apenas a família pode autorizar a doação de órgãos para transplante. Mas cada um deve dizer a amigos e familiares que é um doador. Assim, essa vontade será respeitada.

·         A retirada dos órgãos é feira somente após confirmação de morte encefálica, por profissionais habilitados.

·         Doenças infectocontagiosas e câncer impedem a doação. Por isso, diversos exames são feitos antes da captação, para garantir segurança a quem irá receber os órgãos.

·         Do doador falecido podem ser retirados rins, córneas, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, pele, ossos e tendões.

·         A retirada dos órgãos não altera a aparência do doador.

·         Quem recebe os órgãos são os pacientes inscritos na Central Estadual de Transplantes, com atendimento feito por ordem de inscrição, compatibilidade e critérios de prioridade, definidos por legislação nacional.

·         Para comunicar a intenção de doar órgãos, a família conta com núcleos de profissionais preparados nas Unidades de Saúde.


Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonase o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024