Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Dia Mundial do Coração é celebrado nesta terça, 29

As mulheres têm sido mais afetadas por problemas cardiovasculares do que os homens.

Por Repercussão Assessoria,
terça-feira, 29 de setembro de 2015
 
 
 

Dia Mundial do Coração é celebrado nesta terça, 29
Dia Mundial do Coração / DIVULGAÇÃO

As mulheres têm sido mais afetadas por problemas cardiovasculares do que os homens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são responsáveis por um 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo. Só no Brasil, são 30% das mortes, superando o índice de mortalidade de tumores de útero e de mama juntos. Para alertar sobre a importância em cuidar da saúde, o Dia Mundial do Coração, lembrado nesta terça, 29, chama atenção para os principais fatores de risco, além do investimento em um estilo de vida mais saudável a fim de diminuir a incidência de doenças cardiovasculares no sexo feminino.  

De acordo com o cardiologista e Diretor de Relacionamento com Mercado do Laboratório Sabin, Anderson Rodrigues, os fatores de risco que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares em mulheres são a idade, dieta inadequada, diabetes, tabagismo, hipertensão, obesidade, pré-disposição genética, questões hormonais e o uso de anticoncepcionais. O acúmulo de responsabilidades no dia a dia também colabora para a elevação do nível de estresse, o que aumenta a chance de ataque cardíaco.  

“A partir dos 50 anos, quando os níveis de estrogênio diminuem no organismo da mulher, a proteção natural contra as placas de gordura nas artérias desaparece e, com isso, os riscos de desenvolvimento de doenças do coração aumenta significativamente”, explica o cardiologista.   

Prevenção e tratamento  

O check-up e as visitas regulares ao cardiologista devem fazer parte do cotidiano da mulher. Um dos exames laboratoriais mais modernos, que permite o diagnóstico antecipado, é o Painel Genético para Cardiopatas, que é capaz de identificar a suscetibilidade ou risco de doenças cardíacas a partir da análise de 46 genes hereditários. “O teste deve ser solicitado pelo médico e irá auxiliar no estabelecimento de intervenções terapêuticas e em alguns casos, até na prevenção contra a morte súbita”, destaca o cardiologista, Anderson Rodrigues.  

O médico também ressalta que para prevenir as doenças cardiovasculares é importante controlar os fatores de risco, ter uma alimentação balanceada, cultivar sentimentos positivos e praticar exercícios físicos regularmente.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024