Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Cresce a presença feminina no mercado de trabalho

No PIM, do total de 117 mil empregos diretos, 31% são ocupados pelo gênero feminino.

Por Três Comunicações,
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
 
 
 

A presença das mulheres no mercado de trabalho está cada vez maior. No Amazonas, em termos de mão de obra ocupada no Polo Industrial de Manaus (PIM), do total de 117 mil empregos diretos, 31% são ocupados pelo gênero feminino, segundo artigo da coordenadora geral de Estudos Econômicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ana Maria Souza, citando dados de 2013. O segmento de vestuário e calçados é o que mais demanda mão de obra feminina (79%), seguido pelo relojoeiro (66%) e eletroeletrônico (48%).

Apesar da grande presença, a desigualdade de gênero ainda persiste no mercado de trabalho. De acordo com a administradora de empresas Angela Bulbol de Lima, da ABL Consultoria, essa é uma barreira histórica que deve ser vencida pelas mulheres, a de conseguir um rendimento de alta performance. “As mulheres já avançaram bastante nessa luta, porém há muita coisa a ser conquistada ainda”, disse.

Segundo Angela, os salários oferecidos para as mulheres ainda são menores do que o dos homens.  Um levantamento feito em 2014, pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que as mulheres recebem 70% da remuneração dos homens na mesma função.

O tema diversidade de gêneros nas organizações será discutido nesta segunda-feira (19), no programa Gestão & Inovação, apresentado por Angela Bulbol. O programa vai ao ar às 19h, no Amazon Sat, com reprise na quinta-feira (22), às 06h08, no sábado (24), às 21h40 e no domingo (25), às 16h30.

Angela ressalta que características femininas, como a intuição, a execução de multi tarefas, saber ouvir, comunicar-se de forma clara e expor com maior facilidade as ideias, torna a mulher uma profissional diferenciada. “Liderar a família, prepara a mulher para enfrentar diferentes realidades e situações nas organizações”, acrescentou, ressaltando que a mulher não deve abrir mão desses atributos que lhe são inerentes. “O que ela deve é usar a seu favor essa característica que lhe é peculiar”, afirmou.

Angela Bulbol de Lima é mestre em Desenvolvimento Regional e doutora em Ciências da Informação e Marketing, pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal. O programa também conta com a participação dos professores da Ufam, Daniel Reis Armond de Melo, doutor em Administração e Tecnologias e Maria da Glória Vitório Guimarães, doutora em Psicologia Organizacional.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024