Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeitura dá suporte no combate a incêndio no Centro

O fogo começou por volta das 8h30 e se espalhou rapidamente.

Por Rômulo Araújo, SEMCOM
sábado, 17 de outubro de 2015
 
 
 

Prefeitura dá suporte no combate a incêndio no Centro
Incêndio em um antigo prédio. / KARLA VIEIRA

A Prefeitura de Manaus participou, neste sábado, 17, de ação integrada junto ao Corpo de Bombeiros para conter um incêndio em um antigo prédio localizado na esquina das ruas José Paranaguá com Doutor Moreira, no Centro. Conforme testemunhas, o fogo começou por volta das 8h30 e se espalhou rapidamente.

O prédio onde ocorreu o fogo abriga lojas de produtos variados. Funcionários e clientes deixaram o local assim que perceberam o ocorrido em um andar que funciona como depósito de produtos. “Quando começou o incêndio, estávamos trabalhando e saímos correndo”, contou a funcionária de um dos estabelecimentos, Carla Assunção.

“Primeiro isolamos o perímetro onde estava acontecendo o incêndio. O Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito) foi um dos primeiros órgãos a chegar ao local da ocorrência, assim como a Polícia Militar. Fizemos o isolamento e facilitamos o acesso do Corpo de Bombeiros para que chegasse o mais rápido possível. E, por enquanto, essa área permanece interditada”, informou o chefe de Divisões do Instituto, Ricardo Leão.

O incêndio foi controlado por volta das 11h. Um caminhão-pipa da prefeitura deu suporte à ação. De acordo com o agente da Defesa Civil Municipal, Ednaldo Lopes, os peritos do órgão agora vão trabalhar na verificação do risco de desabamento da estrutura. “A Defesa Civil vai fazer um levantamento para verificar se devemos interditar todo o prédio ou apenas o andar que pegou fogo”, disse. O trabalho de vistoria do órgão não ocorreu neste sábado à tarde devido à falta de condições do local, que ainda estava com a temperatura alta.

Assim que soube do incêndio, o prefeito Arthur Virgílio Neto entrou em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fernando Sérgio, para saber detalhes da ocorrência e reforçar o empenho dos órgãos do município na ação. “O fogo foi controlado e não se propagou para outros prédios devido à ação rápida dos bombeiros e da Amazonas Energia, que desligou a rede para permitir o combate ao fogo. Outro fator que ajudou foi o fato de os hidrantes estarem com água, como deve ser. Agora, vamos aguardar o trabalho da Defesa Civil na vistoria e também a perícia para que sejam descobertas as causas do incêndio”, destacou o prefeito.

O coronel Rodrigues, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, destacou a atuação dos órgãos municipais neste momento como fundamentais para a atuação da corporação, enfatizando que duas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e registraram apenas um atendimento de um bombeiro que passou mal por conta da inalação de fumaça.

Na tarde deste sábado, os órgãos da prefeitura também atuaram junto ao Corpo de Bombeiros em outro incêndio de grandes proporções. Desta vez na loja Planeta Fantasias, na João Valério, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Servidores da Defesa Civil e do Samu estiveram na ação.

Resfriamento de áreas

Com o aumento da temperatura, a Prefeitura de Manaus montou uma forçatarefa integrada para trabalhar preventivamente e também no suporte às queimadas junto ao Corpo de Bombeiros. As ações ocorrem por meio do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Dentro das estratégias de atuação está o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que resfria  áreas como o entorno do Parque do Mindu e do Refúgio Sawin Castanheiras para evitar que suas vegetações também sejam prejudicadas com o calor.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024