Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Dia do Sauim alerta para extinção

Mascote símbolo da cidade de Manaus.

Por Três Comunicações,
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
 
 
 

Amanhã, dia 20, comemora-se o “Dia do Sauim”, mascote símbolo da cidade de Manaus e que atualmente encontra-se em estágio de “criticamente em perigo de extinção” pelo Ministério do Meio Ambiente. Por este motivo, nesta data, entidades ligadas ao meio ambiente reúnem-se no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro), a partir das 8h30, para o lançamento da campanha “Salve o Sauim”, que pretende obter, em uma petição on-line, 100 mil assinaturas de apoio à criação de novas Unidades de Conservação para o sauim-de-coleira.

A partir das 9h, acontecerá a entrega da Premiação de Mérito Conservacionista a personalidades que contribuíram para a conservação do sauim. Às 10h, o coordenador do projeto Sauim-De-Coleira da Ufam, Prof. Dr. Marcelo Gordo, irá proferir uma palestra sobre “Os Desafios para a Conservação do Sauim-de-Coleira, seguido, às 10h40, do lançamento da campanha, com apresentação de vídeos e da petição pública.

Das 11h às 12h a programação segue com o lançamento do livro “Sauim-de-coleira: a história de uma espécie ameaçada de extinção” e a inauguração da exposição de fotografias“Sauim-de-Coleira, 192 anos de História”.

E das 13h às 14h30, a Mesa Redonda que debaterá as “Estratégias para a Conservação dos últimos Blocos Florestais para o Sauim-de-Coleira” e terá como mediador o Prof. MSc. Carlos Durigan, Diretor da Wildlife Conservation Society Brasil. Os participantes serão o Prof. Dr. Marcelo Gordo, coordenador do Projeto Sauim-de-Coleira, da Ufam; o Prof. Dr. Luis Coelho, coordenador do estudo de análise da estrutura da paisagem, conectividade de habitat e de áreas prioritárias para ações conservacionistas para Saguinus bicolor; o Deputado Estadual Luiz Castro, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas; e a Técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – SEMA.

A campanha é uma iniciativa da Fauna e Flora Consultoria, em  parceria com o IBAMA, ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, Sociedade de  Zoológicos e Aquários do Brasil, Ministério Público Federal, Projeto Sauim-de-Coleira (UFAM), Primate Education Network e Durrel Wildlife Conservation Trust.

Para informar ao público sobre o movimento, foi criada a página CAMPANHA SALVE O SAUIM no Facebook. A petição online para a criação de Unidades de Conservação para o sauim-de-coleira está no endereço http://bit.ly/SalveoSauim.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024