Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Solo de dança combina corpo e projeção no Lugar Uma no domingo, 25

Dois corpos num solo de dança. No Lugar Uma de Artes, no Centro.

Por Jony Clay Borges,
sábado, 24 de outubro de 2015
 
 
 

Solo de dança combina corpo e projeção no Lugar Uma no domingo, 25
Espetáculo de dança da Contém Dança Cia. / DIVULGAÇÃO

Francis Baiardi, da Contém Dança Cia., interage com ‘corpo virtual’ em “Episódio 1”, atração gratuita da Ocupação Lugar Uma


Dois corpos num solo de dança. A contradição é possível em “Episódio 1”, espetáculo da Contém Dança Cia em que a intérprete e coreógrafa Francis Baiardi interage com imagens em projeção digital. A produção será encenada neste domingo, dia 25, no Lugar Uma de Artes, no Centro.

A apresentação tem entrada franca e faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Em “Episódio 1”, Francis Baiardi lança mão das linguagens da Dança Contemporânea e das Artes Visuais, unindo gestos e movimentos de seu corpo a imagens de um vídeo em projeção digital, criado pelos realizadores audiovisuais Michelle Andrews e Emerson Silva.

“É um espetáculo que fala de dois universos, que fala da Dança Contemporânea. Um corpo real interagindo com um corpo virtual num solo de quase 50 minutos”, sintetiza a artista, que assina direção, coreografia, cenografia, figurino e interpretação na montagem.

Encenação à parte, o espetáculo chama a atenção também pelo visual cibernético da vestimenta de Francis e pela trilha sonora, baseada na sonoridade das criações da cantora e compositora islandesa Björk e do percussionista argentino Ramiro Musotto, além de cantos indígenas.

A produção de “Episódio 1” tem colaboração de Ana Carolina Souza, Cléia Alves e Inês Corsino (equipe técnica), Eliberto Barroncas (consultor artístico), Diego Batista e Marcos Apollo (luz). A montagem teve sua primeira apresentação em 2011.

Depois da apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com Francis Baiardi, trocando ideias e percepções sobre o espetáculo de dança e seu processo de criação.


OCUPAÇÃO LUGAR UMA
Iniciada no dia 21 de setembro, a Ocupação Lugar Uma tem como objetivo transformar o Lugar Uma de Artes em abrigo para uma série de ações artísticas diárias, ao longo de três meses, com acesso gratuito.

Performances, oficinas, expos de arte, mostras de filmes e lançamento de livro são algumas das atividades no calendário da tomada artística, com gestão cultural de Francisco Rider. A ação segue até 21 de dezembro.


QUEM É
Natural de Manaus, Francis Baiardi é coreógrafa, professora e intérprete de dança. É licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho (UGF-AM).

Estudou com artistas como Conceição Souza, Marta Marti, Alice Becker, Joffre Santos, Lia Rodrigues, entre outros. Como bailarina, trabalhou em grupos de Manaus, Salvador e Nova York (EUA).

Em 2008, foi uma das organizadoras do Laboratório Contemporâneo, iniciativa de destaque na dança contemporânea amazonense. Fundou no mesmo ano a Contém Dança Cia., onde atua desde então como diretora, pesquisadora, coréografa, produtora e professora.

Entre as criações da companhia estão o espetáculo “Insights, imagens e ensaios” (2010), “Episódio 1”, “T(eu) olhar” (2011) e “Presenças” (2013) – este desenvolvido a partir de intercâmbio internacional com a Cie Le Rêve de La Soie (França).

 

SERVIÇO
Espetáculo de dança “Episódio 1”, da Contém Dança Cia – Ocupação Lugar Uma
Lugar Uma de Artes, avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
Domingo, dia 25 de outubro, às 19h
Entrada gratuita

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024