Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Estudantes de engenharia propõem soluções para Manaus

A falta de áreas verdes nas cidades pode ser compensada com uma técnica.

Por Três Comunicações,
sábado, 14 de novembro de 2015
 
 
 

Estudantes de engenharia propõem soluções para Manaus
I Jornada Acadêmica de Engenharia / DIVULGAÇÃO

A falta de áreas verdes nas cidades pode ser compensada com uma técnica, que permite criar telhados cobertos de vegetação.  Esse novo conceito está ganhando o mercado brasileiro e é tema do projeto de um grupo de estudantes do curso de engenharia da Faculdade Estácio Amazonas. O trabalho “Telhado Verde” é um dos 25 projetos que estão sendo apresentados na “I Jornada Acadêmica de Engenharia”, que acontece até esta sexta-feira (13).

A proposta, segundo o coordenador do curso engenharia, Abraham Bensadon, é criar telhados verdes nas paradas de ônibus da avenida Constantino Nery. De acordo com o coordenador, a cobertura é um excelente isolante térmico: no verão, pode reduzir significavemnte o conforto ambio calor, dependendo da construção. Além disso, absorve a água da chuva, contribuindo para a redução de escoamento da cidade .
Abraham ressalta que em um clima como o do Amazonas, em que o calor é bastante forte, essa é uma alternativa viável economicamente e que, além de ser uma construção sustentável, transforma a paisagem da cidade.

O coordenador explica que já há empresas no Sul e Sudeste do país especializadas nesse tipo de construção. No Teatro São Pedro, em Porto Alegre, que tem 155 anos, existe um telhado verde desde 2009. Em cima do prédio anexo, chamado de “multipalco”, foi instalado para melhorar a temperatura dos ambientes. “No Amazonas, esse ainda é um mercado pouco explorado, mas esses alunos estão sendo pioneiros em propor esse tipo de projeto para a cidade de Manaus”, acrescenta.

Os telhados convencionais feitos de concreto, telhas cerâmicas, telhas metálicas, ou fibrocimento, acumulam o calor. No telhado verde, a cobertura vegetal se encarrega de dissipar esse calor por meio da evapotranspiração e pela fotossíntese, não restando nada a ser transferido para dentro do espaço.

Além da apresentação dos projetos, durante a programação da Jornada Acadêmica os estudantes vão participar das palestras “A Formação do Engenheiro para Empreender”, “A formação do profissional de Engenharia”, “A importância do estágio na formação acadêmica” e “Lean Construction”. “Essas atividades são uma ótima oportunidade para despertar nos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores, com respeito às características regionais e a preocupação com a sustentabilidade”, declarou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024