Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Minapim 2015: Monitoramento de energia elétrica



Por Enock Nascimento, SUFRAMA
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
 
 
 

Minapim 2015: Monitoramento de energia elétrica
MINAPIM 2015 / Divulgação/SUFRAMA

O fim dos furtos de energia elétrica – os chamados “gatos” –, a prevenção da queda de fios e interrupções abruptas e, ainda, o barateamento das contas de luz. Essas são algumas possibilidades oferecidas com a implantação de um sistema de monitoramento de transmissão de energia elétrica (de alta ou baixa tensão) baseada na temperatura, desenvolvido pelo instituto alemão Fraunhofer e que será apresentado nesta quarta-feira (18) para a Eletrobrás.


A informação foi dada pelo representante sênior do Instituto Fraunhofer no Brasil, Hernan Valenzuela. O projeto que será apresentado à Eletrobrás é um exemplo das soluções que podem ser geradas a partir da implantação dos Sistemas Inteligentes, explica Valenzuela.

O instituto alemão é parceiro da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na organização do Seminário de Micro e Nanotecnologia (Minapim), evento tradicional na programação da Jornada de Seminários da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015).

O tema do seminário nesta edição é “Monitoramento Inteligente para Aplicações Agrícolas, Industriais, Ambientais e de Saúde”, com ênfase nas discussões de cenários e aplicações de projetos sobre a Indústria 4.0 e A Internet das Coisas (IOT).

Palestras

Na abertura do primeiro dos dois dias de discussão, o diretor geral do Fraunhofer, Thomas Gessner, palestrou sobre as ameaças e tendências de utilizações da IOT. Em seguida, o ministro de meio ambiente e agricultura da Saxônia (Alemanha), Thomas Schimidt, abordou as mudanças ambientais implementadas no estado alemão após a reunificação do país.  Depois, o pesquisador da Universidade de Tecnologia de Munique, Julien Provost, apresentou um projeto de interação humana com a automação.

Após o intervalo, o professor da Universidade de Stuttgart, Nasser Jazdi, detalhou projetos de estado da arte na área da automação e o pesquisador do Fraunhofer, Thomas Otto, pormenorizou projetos do instituo alemão voltados para saúde e meio ambiente. O professor da Universidade Federal do Amazonas, Vicente Lucena, também foi um dos palestrantes e abordou aplicações da tecnologia avançada na detecção de tratamento de doenças. Na última palestra, o professor da Universidade de Leipzig, Alexander Starke, discorreu sobre os novos aspectos do uso de monitoramento de saúde da medicina veterinária.

Na quinta-feira (19), os debates prosseguem com painéis voltados para o debate da Indústria 4.0 e as aplicações de inovações na agricultura e indústria de alimentos. “A Indústria 4.0 é uma referência aos sistemas “de Produção Ciber-Físicos” e apontada como a quarta revolução industrial. Tão decisivas quantas as revoluções anteriores: a máquina de vapor do século 18, a linha de montagem implantada por Henry Ford (1913) e a introdução do computador no chão de fábrica (1973)”, explica Valenzuela.

Jornada de Seminários

A Jornada de Seminários Internacionais faz parte da programação técnico-científica da Feira Internacional da Amazônia e acontece durante todos os dias da Feira, se estendendo até sábado (21). Ao todo são 15 seminários com temas variados voltados, sobretudo, ao debate para o desenvolvimento da Amazônia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024