Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Literatura infantojuvenil em oficina no Lugar Uma

Professora e pesquisadora Ecila Mabelini comanda atividade de formação.

Por Jony Clay Borges,
domingo, 13 de dezembro de 2015
 
 
 

Literatura infantojuvenil em oficina no Lugar Uma
Ecila Mabelini. / DIVULGAÇÃO

Professora e pesquisadora Ecila Mabelini comanda atividade de formação de 14 a 18 de dezembro, segunda a sexta-feira


A literatura feita para crianças e adolescentes e suas particularidades serão tema de uma oficina no Lugar Uma de Artes, no Centro. A atividade será comandada pela professora e pesquisadora amazonense Ecila Mabelini, e acontecerá de 14 a 18 de dezembro, segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia.

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia da atividade. O trabalho integra a agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa do Projeto Cênica Corporal Uma contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O tema da oficina é “Literatura infantil e juvenil: Relações de interação da criança e do jovem com o universo literário e com o mundo dos sentidos percebidos”. A proposta, segundo Ecila, é explorar obras literárias infantojuvenis e evidenciar sua linguagem diferenciada em relação às obras para adultos.

“Algumas obras da literatura infantil e juvenil lidam com uma linguagem carregada de significações, porém transmitidas via percepção, no nível sensível”, destaca a pesquisadora. “A ideia é explorar a sensibilidade que essa literatura traz”.

Ecila assinala que as obras em questão não se resumem a textos escritos, mas a textos verbo-visuais – formato mais comum às obras voltadas ao público juvenil no Brasil a partir dos anos 1970, como aponta a especialista.

“É uma outra forma de leitura, que passa também pelo sentido”, explica ela. “É uma linguagem que cria uma interação, em que o jovem tem lugar, não é mero espectador. Não é uma literatura doutrinária ou pedagógica, como se fazia antes, mas arte”.

Ecila salienta ainda a importância de desfazer a visão de que a literatura para crianças e jovens é mero “entretenimento”.

“Ela explora o universo, o mundo e as relações por meio de uma linguagem sensível, delicada, mas também muito potente. Não é uma literatura menor, mas literatura, e literatura que cumpre um papel fundamental na iniciação e conscientização do público infantil e juvenil”, declara.

PALESTRA
Além da oficina, Ecila Mabelini irá realizar uma palestra gratuita no Lugar Uma de Artes, no dia 19, sábado, também dentro da agenda da Ocupação Lugar Uma. “Artes e diálogos intercódigos: A percepção possível” será o tema da preleção.

“A proposta é pensar a questão da linguagem na arte. Notar os diálogos que se travam entre artes como a literatura, o cinema, a dança, e como elas estreitam relações, como articulam sentidos”, explica a pesquisadora, que vai enfocar, entre outras, a ideia da intertextualidade, estendida ao campo das artes em geral.

“É algo muito recorrente na arte. Em cada obra há traços de outras obras, rastros, outros sentidos”, aponta. A partir dessas relações, a especialista busca apontar o caráter efetivamente criativo na produção artística.

“A intenção é ver como esses diálogos acontecem, como produzem significação, como destituem o sujeito do seu lugar comum”, afirma ela, explicando o que chama de “movência” das artes. “São as linguagens se interligando e desconstruindo os lugares e pensares. Um diálogo em que as artes se articulam e desarticulam o outro”.

A oficina e a palestra de Ecila no Lugar Uma são voltadas a estudantes de graduação de cursos de Letras e Artes, pedagogos, professores, escritores, artistas, psicólogos e interessados no universo da literatura infantojuvenil.

Os participantes das atividades irão receber declaração de participação e/ou declaração para horas complementares.


QUEM É
Nascida em Manaus (AM), Ecila Mabelini é professora e pesquisadora. É graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (SP) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Atualmente é Doutoranda no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).

Atuou como professora em diversas instituições de ensino superior de Manaus, entre elas a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Uninorte Laureate International Universities e Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), onde foi também coordenadora-geral da Pós-graduação Lato Sensu.


SERVIÇO
Oficina “Literatura infantil e juvenil: Relações de interação da criança e do jovem com o universo literário e com o mundo dos sentidos percebidos”, com Ecila Mabelini
No Lugar Uma de Artes, avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
De 14 a 18 de dezembro, segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia
Inscrições gratuitas, a serem realizadas no primeiro dia da atividade

Palestra “Artes e diálogos intercódigos: A percepção possível”, com Ecila Mabelini
No Lugar Uma de Artes
Dia 19, sábado, das 18h30 às 19h30
Acesso gratuito

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024